RECOMENDAMOS

RECOMENDAMOS
Encontro de Casais

QUEM SOMOS

Semear é um projeto abençoado que através da palavra de Deus busca transformar vidas, restaurar casamentos e salvar famílias.
Tecnologia do Blogger.

Caixa de Recados

PARA MEDITAR

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” (Provérbios 14.1).

VIDEOTECA SEMEAR

Prova de Fogo
A Virada
A filha do Pastor

Visite-nos no ORKUT

liuanjos@hotmail.com
sábado, 7 de abril de 2012


Claro que você quer que a sua família seja a mais feliz do mundo! Mas se calhar você já sentiu a felicidade a fugir. Saiba que não está sozinho e que muita gente passa pelo mesmo “drama”. Faz-nos pensar “porque é que algo tão universalmente procurado é tão difícil de conseguir?” Se calhar estamos a abordar este conceito da forma errada ou não estamos a ser produtivos – já ouviu a expressão “dar um passo para a frente e dois para trás”?
A verdade é que não é assim tão difícil atingir esta realização e ter uma família feliz, mesmo no mundo em que vivemos hoje em que stress é uma palavra que faz parte do dia-a-dia de todos. É preciso que você ajuste o seu ponto de vista sobre a sua vida e siga as dicas explicadas a seguir.

1 – Pare de tentar viver e comece a viver

Dizem as pessoas mais descontraídas que não é necessário qualquer esforço para ter uma família feliz. Basta amor, dedicação, paciência e tranquilidade (basta…). Mas porque é que você se sente tão desgastado? Porque é que você sente que trabalha em esforço constante para tentar aproximar-se dessa felicidade? A minha convicção é que você pode andar neste ciclo eternamente, mas não vai chegar a nenhuma resposta nem progresso. Você pode conhecer pessoas que levam vidas saudáveis e pode até conhecer o estilo de vida adequado para aumentar a sua felicidade mas não existe nenhuma formula magica que faça mudar isso. Felicidade não é algo que possamos quantificar, não é um prémio que possa ser ganho. É muito mais subtil e, de alguma forma, simples. Comece hoje a viver, pare de tentar.

2 – Faca da felicidade da sua família a sua prioridade. Mas faça, não pense

O que você diz a si próprio, à sua mulher ou ao seu marido, a outras pessoas, nada disso interessa. É o seu empenho e foco, ou a falta de ambos, que conta. Qual é o seu foco todos os dias? O foco da sua vida deverá ser consistente com as suas prioridades. As suas atitudes e forma de viver a sua vida no dia-a-dia estão focalizadas na felicidade da sua família?

3 – Tente não pensar no que você quer viver no momento

A felicidade não é um estado futuro teórico. Existe no momento presente. Você provavelmente está agora a pensar no que poderá fazer para aumentar a sua felicidade e a da sua família, e isso é positivo. Mas apenas pensar, não vai fazer você nem a sua família mais feliz. Eu defendo que a melhor forma de você trazer felicidade para si e a sua família é parar de tentar encontrá-la. A questão subtil que referi no ponto 1 é que você vai descobrir que não vai criar felicidade – ela já lhe pertence! Ter uma família feliz é partilhar este tipo de pensamento e vivê-lo constantemente.

4 – Dedique algum tempo a um membro da sua família com quem queira ter proximidade

Dê-lhe atenção exclusiva. Honre o seu espaço pessoal, oiça-a(o) e dê-lhe toda a atenção do mundo, importe-se com os assuntos dela ou dele, mesmo que não lhe digam nada. Ao fazer isto, você estará a partilhar a felicidade que tem em si.

5 – Reorganize a sua agenda pessoal para que reflicta a importância da sua família

Tempo é dos recursos mais importantes que temos. Infelizmente é limitado, a curto, médio e longo prazo. Dedique o máximo tempo possível a passar tempo de qualidade com a sua família, sendo que ela é a sua prioridade na sua vida.

6 – Não se pode pagar para ter uma família feliz

Tanto quanto você queira dar à sua família, isso não lhe vai trazer felicidade. Muitas vezes você poderia dedicar metade da energia e muito menos dinheiro ao simplesmente estar com a sua família. O melhor presente que você pode dar à sua família é a sua atenção exclusiva.

7 – Simplifique a sua vida

Tente eliminar a complexidade da sua vida, na medida do possível. Largue rancores antigos, só lhe trazem energias negativas e fazem-no focar em coisas que não interessam. Se quer ter uma família feliz, partilhe essa sensação de felicidade que está em si com a sua família e comece hoje. Desordem na sua vida só vai enublar o seu foco e capacidade de ver a felicidade da vida familiar de forma mais simples.

0 comentários:

Postar um comentário