RECOMENDAMOS

RECOMENDAMOS
Encontro de Casais

QUEM SOMOS

Semear é um projeto abençoado que através da palavra de Deus busca transformar vidas, restaurar casamentos e salvar famílias.
Tecnologia do Blogger.

Caixa de Recados

PARA MEDITAR

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” (Provérbios 14.1).

VIDEOTECA SEMEAR

Prova de Fogo
A Virada
A filha do Pastor

Visite-nos no ORKUT

liuanjos@hotmail.com
domingo, 26 de fevereiro de 2012

Por meio do diálogo e da organização da rotina familiar, é possível resgatar os momentos de intimidade com seu parceiro. Confira as nossas dicas

 "Quanto mais tempo o casal ficar afastado, mais difícil será retomar a relação. Não deixe de investir no casamento. Filho só atrapalha se o casal se deixar atrapalhar" Solange Rosset, psicóloga

 

O nascimento dos filhos obriga o casal a se reinventar. Homem e mulher assumem os novos papéis de pai e mãe e têm de reorganizar a vida para dar conta dessas funções. Com a vida atribulada, as necessidades individuais do casal acabam sendo postas de lado. "Juntos, esses elementos transformam o relacionamento. E se não há dedicação ao casamento, aos poucos ele enfraquece, a atração física diminui, surgem ciúmes e mágoas", afirma Solange Rosset, psicóloga e psicoterapeuta de casais e família.
Para o casamento não esfriar, marido e mulher precisam buscar seu projeto de casal, independente das tarefas de serem genitores. O ideal é não deixar a relação chegar ao ponto do afastamento. "O casal que trabalha preventivamente evita dificuldades depois", orienta Solange. Qual é o momento certo para começar esse processo? Já na gravidez, quando os dois devem conversar sobre o que significa, na prática, a chegada do bebê - incluindo pensar estratégias para preservar a intimidade e formas de o marido participar ativamente dos cuidados com o filho.
Se a dinâmica do casal acabou perdida depois do nascimento da criança, também é possível reverter a situação com algumas atitudes. Segundo o psicoterapeuta americano Gary Chapman, autor do livro Como Reinventar o Casamento Quando os Filhos Nascem (Ed. Mundo Cristão), enquanto há força de vontade de ambas as partes dá para reconquistar a vida de casal.
Veja os passos a seguir e aprenda como enriquecer o seu casamento e reviver os momentos de intimidade, ao mesmo tempo que vocês criam os filhos.

1. Faça do casamento uma prioridade
Casamento e filhos são empreendimentos distintos e ambos precisam de cuidados. Portanto, não cabe a questão sobre o que merece mais atenção. Tornar o casamento uma prioridade depende de acordo prévio com o parceiro. Quando já ocorreu o distanciamento, essa conversa é ainda mais importante: "O casal precisa se comprometer com a reaproximação, falar sobre as mágoas que ficaram, as razões de seu afastamento, e então definir o que querem resgatar da relação", diz a psicóloga Solange. Reservar um tempo para se divertirem e curtirem a companhia um do outro são passos essenciais para uma união sólida.
2. Assuma o controle de sua agenda
Organize o dia a dia. Com seu parceiro, determine quem é a pessoa mais indicada para fazer cada coisa (ir ao supermercado, lavar a louça, estudar com os filhos) e qual a melhor hora para isso (o maridão vai ao mercado enquanto você vê o dever de casa das crianças); estabeleça horários para seus filhos (se eles dormem às 8, o casal fica livre para estar junto à noite); e cuide de você (faça as unhas, descanse). "É mais comum a crise existir quando a mulher fica com jeito só de mãe, deixando de ser desejável", diz a psicanalista Dora. A organização fará com que vocês aproveitem melhor os momentos a dois.
3. Tenha domínio sobre o seu dinheiro
Manter as finanças sob controle poupa muito stress ao casal. Mas, às vezes, os esforços são tantos para conquistar uma casa própria, por exemplo, que não sobra tempo para olhar a relação. E de que adianta morar na casa nova se vocês estiverem infelizes? Estabeleçam metas financeiras e trabalhem juntos por elas, mas lembrando de cuidarem de si mesmos. Vale surpreender o outro com bilhetes amorosos, apreciar a lua cheia... Ou, se dinheiro não é o problema, trocar presentes, jantar fora... "Isso favorece a aproximação e o carinho", ensina a psicóloga Suzy Camacho.
4. Aprenda a disciplinar e educar seus filhos
É importante que pai e mãe definam em conjunto as regras da criação dos filhos, tendo claro o que pode e o que não pode. Dessa forma evitam muitas discussões, o que sempre desgasta a união. "Caso tenham alguma divergência sobre a educação dos pequenos, o melhor é conversarem em separado sobre o assunto, mas nunca tirem a autoridade um do outro na frente deles", comenta Suzy Camacho. Quando marido e mulher sentem que atuam juntos na formação dos filhos cria-se um ambiente positivo, aumentando a cumplicidade do casal.
5. Descubra como manter a intimidade
Intimidade não se conquista para sempre. É preciso cultivá-la, como ensina o guru dos relacionamentos Gary Chapman. Ao colocar em prática os passos desta reportagem, você e seu companheiro estimulam o contato. Daí, é aproveitar o tempo conquistado para namorar, conversar, fazer declarações de amor e sexo. Segundo a americana Alisa Bowman, autora do livro Felizes para Sempre (Ed. Sextante), é possível resgatar o romance a qualquer momento. Uma ideia: criar um "manual de instruções", reunindo sugestões do que vocês faziam na época do namoro; coisas românticas que outros casais inventam... Daí, é pôr em prática o que está nele, e cada vez um pode tomar a iniciativa. Aos poucos, o maior contato entre vocês influenciará positivamente o casamento.

 

0 comentários:

Postar um comentário