RECOMENDAMOS

RECOMENDAMOS
Encontro de Casais

QUEM SOMOS

Semear é um projeto abençoado que através da palavra de Deus busca transformar vidas, restaurar casamentos e salvar famílias.
Tecnologia do Blogger.

Caixa de Recados

PARA MEDITAR

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” (Provérbios 14.1).

VIDEOTECA SEMEAR

Prova de Fogo
A Virada
A filha do Pastor

Visite-nos no ORKUT

liuanjos@hotmail.com
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Hoje lendo um artigo no site click família, tive uma bela orientação segundo o Pr. Irland Pereira de Azevedo, o que é um casamento Cristão, os porquês de muitos divórcios e o convívio conturbado, trazendo prejuízos ate para os filhos, e muitas vezes pergunto, por que é tão difícil duas pessoas se suportarem, penso que basta uma aceitar a outra do jeito que é saber entender as dificuldades, aceita-las, mas as pessoas querem mudá-las, transformá-las num parceiro dos sonhos, quando vêem que não conseguem, se frustram e muitas vezes vem o divorcio, como é triste, e como é fácil os dois seguirem os padrões de Deus, mas claro que o inimigo nunca vai querer que aconteça isso, e ele consegue porque o ser humano deixa ser influenciado, segue abaixo uma parte deste texto que mencionei:

ClickFamília– Como o Sr. definiria “casamento cristão”?
Penso no casamento cristão como a união de um homem e uma mulher, segundo a vontade de Deus, as normas das Escrituras Sagradas e as leis do país, num pacto de amor, confiança, lealdade, fidelidade e constante busca da felicidade um do outro e a integridade e felicidade do matrimônio. É a soma de ideais, de sonhos, de propósitos na qual, vivendo um genuíno amor o casal transforma divergências em convergência, egoísmos em solidariedade, dois “eus” e um nós.





ClickFamília - Quais são as maiores dificuldades dos casais hoje?
Menciono, sem comentar e sem as colocar em ordem de prioridade ou importância:
- Incompreensão ou ignorância da natureza e propósitos do casamento, conforme os padrões bíblicos;
- Falta de vida devocional, pessoal e do casal;
- Ausência do diálogo e de comunicação construtiva no casamento;
- Falta de compromisso com a santidade e fidelidade no casamento;
- Desequilíbrio financeiro e tensão entre os estímulos ao consumismo e materialismo e o ensino bíblico com relação a um estilo de vida simples.




ClickFamília - O que um casal que está passando por uma crise poderia fazer para salvar o casamento?
Existem diversas crises no casamento. Em qualquer situação crítica, a primeira coisa é o casal dar-se conta da crise, conversar sobre ela e juntos pedir a orientação de Deus. É preciso que detectem as origens ou razões da crise, apontem o que seria a situação ideal no casamento, qual a realidade que estão vivendo, quais as opções de ação ou alternativas para solução da crise, e adotem ações que lhe permitam vencer a crise e chegar à situação ideal ou próxima dela.

Se o casal, com a Bíblia aberta, oração sincera e o diálogo franco, ainda assim não encontra caminhos, deve buscar a ajuda de um bom conselheiro ou conselheira familiar, pois Deus usa pessoas como seus instrumentos para ajudar a gente, tanto quanto usa a Palavra e direção do seu Espírito em nosso espírito. Enfim, o casamento pode ser salvo, desde que o casal realmente e sinceramente o deseje.






ClickFamília - - Por que está havendo um aumento de divórcio entre os cristãos?
Vejo várias razões, entre as quais apontaria:
- A influência tremenda da mídia e dos “valores” da pós modernidade, que apresentam o casamento como algo descartável.
- O individualismo exacerbado que leva as pessoas a cultuarem seus direitos, sem cuidar de igual forma dos deveres. Sabemos, todavia, que no casamento, como na vida social em geral, só existem direitos quando se cumprem deveres, e o casamento, biblicamente compreendido como um pacto diante de Deus e da sociedade humana, tem tanto deveres como direitos.
- Ignorância do padrão bíblico do casamento e da família.
- O hedonismo de nosso tempo que só sabe de prazer, de alegria, de satisfação, e ignora o papel da paciência, da abnegação e do sacrifício e sofrimento no casamento. E assim não se quer abrir mão de direitos por amor à paz, à concórdia e à integridade da vida a dois.




ClickFamília - - Que conselho o Sr. daria a um casal que está no início da vida conjugal?
Daria este (s):
- Entendam seu casamento como um presente de Deus e um pacto para a vida inteira, até que pela morte Deus os separe.

- Conforme Mateus 6.33, busquem primeiro o reino de Deus, a vontade de Deus, a justiça de Deus como revelada em Sua Palavra e, assim, cultivem a vida espiritual: leiam juntos a Palavra, orem juntos, apresentem juntos ao Senhor os problemas familiares.

- Não se afastem da igreja, família de Deus.

- Por outro lado, não permitam que mágoa, ressentimento ou dúvida permaneçam em seu coração: mantenham sempre abertas as portas de diálogo e de comunicação de um com o outro e de ambos com Deus.
ClickFamília - O Sr. que as igrejas estão preparadas para ajudar os casais nos seus múltiplos problemas?
Sim e não. Depende.

Há igrejas que estão preparadas, com ministério bem estruturado e programas bem orientados para o fortalecimento e apoio das famílias. Há, outras, entretanto, que não estão. Ocupam-se mais com projetos e programas de evangelização, missões, ação social, louvor, mas esquecem suas famílias com seus problemas. É importante fazer evangelização, missões, louvor e ação social, evidentemente, porque dizem respeito à missão da igreja.

Mas o ministério de apoio à família constitui, a meu ver, prioridade da igreja no mundo atual, quando tantas forças – e forças infernais – estão a combater o casamento e a família, e erodir os valores que os cimentam.

Para ser prático: as igrejas precisam abrir os olhos para a criação e funcionamento eficaz de um ministério da família, para oferecer apoio aos seus membros quanto à bendita e insubstituível instituição da família.


ClickFamília - - No seu casamento o que o Sr. fez bem?
Modéstia à parte, fiz bem muita coisa. A primeira delas, buscar de Deus aquela que seria minha companheira na jornada da vida e do ministério, celebrar diante do Senhor nosso pacto conjugal e permanecer, pela bondade Dele, fiel aos meus votos, lá vão quase quarenta e oito anos.

Fiz bem amar a minha esposa, todos esses anos, e valorizar sua presença e sua ajuda sempre inspiradoras e abençoadoras.






ClickFamília - – E o que o Sr. não faria se casasse com d. Zilá novamente?
Se pudesse começar tudo de novo, ao casar não levaria minha jovem esposa a morar comigo, na mesma residência de meus pais, mesmo que por pouco tempo. Ainda que viesse a ser bem modesto o nosso cantinho, cuidaria de fazê-lo só nosso; por outro lado, não deixaria de expressar com freqüência meu amor por ela, e de confirmar a importância dela, de sua presença e atuação em nossa família e ministério.

Não deixaria que houvesse um desequilíbrio – como houve em diversos momentos de nossa vida conjugal e familiar - entre meus deveres e obrigações como pastor de igreja e marido e pai.




ClickFamília - Terminando, mencione cinco coisas que os casais devem sempre cultivar no casamento
Só cinco?

Devem cultivar:

- a espiritualidade do casamento, mantendo-se em comunhão com Deus, com Sua Palavra e a prática da oração;

- o diálogo franco, constante e caloroso, mesmo que para isso tenham de desligar televisão e outros aparelhos que possam causar ruído a uma boa comunicação;

- o bom humor e o rir juntos;

- o reservar, periodicamente, tempo para estarem só os dois, para “pôr em dia” sua agenda de assuntos que não puderam ser tratados e resolvidos;

- o estar juntos na casa de Deus, com a família de Deus.


ClickFamília - E cinco coisas que devem evitar?
Devem evitar:

- O uso de uma linguagem grosseira, quando se falam em casa ou em público.

- Falar mal de seu cônjuge para outras pessoas, em vez de tratar pessoalmente com ele ou ela.

- Criticar publicamente o cônjuge ou de ridicularizar algo o incomode.

- Falar mal dos outros, parentes e/ou membros da igreja. A Bíblia condena esse pecado.

- Usar no diálogo conjugal mais quente palavrinhas como “sempre”, “nunca”, “jamais”, em frases parecidas com as seguintes: “Você nunca me amou de verdade”. “Você sempre está mal humorado”. “Você sempre reclama de mim”, “Você jamais reconheceu meu trabalho e minha dedicação”.

*****************
Pr. Irland Pereira de Azevedo é casado com D. Zilá há mais 45 anos. Eles têm dois filhos: Daniel e David. Pr. Irland é avô de 7 netos e uma binesta. Atualmente é pastor da Igreja Batista do Méier, no Rio de Janeiro
http://www.idagospel.com/2010/03/casamento-um-presente-de-deus.html

0 comentários:

Postar um comentário