RECOMENDAMOS

RECOMENDAMOS
Encontro de Casais

QUEM SOMOS

Semear é um projeto abençoado que através da palavra de Deus busca transformar vidas, restaurar casamentos e salvar famílias.
Tecnologia do Blogger.
Ocorreu um erro neste gadget

Caixa de Recados

PARA MEDITAR

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” (Provérbios 14.1).

VIDEOTECA SEMEAR

Prova de Fogo
A Virada
A filha do Pastor

Visite-nos no ORKUT

liuanjos@hotmail.com
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
No relacionamento pais e filhos, o combate contra as drogas começa dentro do lar. Pais que têm vício e praticam perto de seus filhos, estão o conduzindo a ter o mesmo comportamento. Quando me refiro a vício, falo do álcool e até das drogas pesadas. Se você, pai ou mãe, está na sala de sua casa fazendo uso do tabaco, por exemplo, e seu filho se aproxima e pergunta: - é bom?

Qual seria a sua resposta, em meio a essa pergunta tão comprometedora?

Pesquisas têm comprovado, os pais que fazem uso

significativo de drogas como álcool, tranquilizantes, fumo e sedativos, terão filhos mais inclinados para o uso de drogas. Não podemos tapar o sol com a peneira. E de 3% a 5% de estudantes de nível colegial no Brasil já experimentou maconha, isso significa mais de um milhão de jovens.

Os pais usuários de drogas fazem muito mais do que gerar filhos tóxico-dependentes. É bom recordar que uma gestante que fuma 20 cigarros por dia está propensa a dar à luz a um filho de peso inferior ao normal e, no caso de drogas mais pesadas, pode acontecer de gerar filhos que, ao nascer, sofrem convulsões ou apresentam quadros de lesões neurológicas muito sérias.

Filhos que consomem drogas, muitas vezes, foram induzidos para esse consumo pela dependência alcoólica dos pais. Eles sofrem uma pré-disposição que contraíram no lar.

Um jovem usuário de drogas encontra em sua vida uma grande barreira para obter êxito em seus estudos ou qualquer ocupação manual ou intelectual.

Pais, sejam influência positiva na vida de seus filhos, pois dos lares pode estar saindo o ponto de partida para destruição de uma linda geração, geração esta que precisa da direção dos pais para uma vida bem sucedida e com inteligência para transformar uma nação. Cuide do ambiente de sua família, tenha amor a sua vida e ensine ao seu filho a amar a vida dele. O vício não escolhe classe social e muitos dos usuários vêm de famílias em que os pais não usaram drogas, o que pode acontecer, mas essa mesma família pode ser a alavanca para salvá-los.

Os pais precisam preparar os filhos para vida em sociedade, orientando, explicando sobre as consequências que um usuário de drogas sofre.

Outro cuidado que os pais devem ter é relativo ao crack, pois o seu uso é maior que o da cocaína, por ser barato. Seus efeitos duram menos e, por ser estimulante, ocasionam dependência física e morte por sua terrível ação no sistema nervoso central.

Observe seu filho com detalhes e zelo, hoje uma das situações que têm levado jovens a utilizar drogas são: influência de amigos, facilidade de acesso, curiosidade, desejo de fuga, dificuldade de enfrentar situações difíceis.

Pais, vamos combater as drogas com amor, diálogo e orientação tirando todas as dúvidas dos filhos!

Jaqueline Leandra - Professora, pedagoga, palestrante, especializando-se em Psicopedagogia.

0 comentários:

Postar um comentário